Programação Pré-Congresso

Data: 10 de outubro de 2018
Local: UTP – Universidade Tuiuti do Paraná – Campus Barigui

Minicurso – 1
Comissão de Ensino
Avaliação de competências e habilidades:
Mini-CEX/OSPE/OSCE

 Na avaliação baseada em competências para a formação em Fonoaudiologia, podem ser adotados instrumentos avaliativos como provas de habilidades de simulação de baixa ou alta fidelidade, além de avaliação de situações reais. Neste minicurso serão enfatizados Mini-CEX (Mini-Clinical Evaluation Exercise), OSPE (Objective Structured Practical Examination), OSCE (Objetctive Structured Clinical Examination).
Eliana Amaral
Viviane de Castro Araújo
Vídeo em breve!
Minicurso – 2
Motricidade Orofacial
Desafios fonoaudiológicos
no tratamento da Paralisia Facial

A expressão facial tem impacto na comunicação social e permite exprimir sentimentos. Na paralisia facial, os movimentos faciais alterados têm repercussão emocional, na fala e na oclusão labial, favorecendo escape de líquidos/alimentos e estase no vestíbulo do lado paralisado; pode ocorrer engasgo e dificuldade na deglutição de sólidos. Ao fonoaudiólogo cabe reabilitar as funções orofaciais e a expressividade facial para melhoria da qualidade de vida.
Adriana Tessitore
Minicurso – 3
Audição e Equilíbrio
Intervenção fonoaudiológica nos
transtornos de Processamento Auditivo

Este minicurso tem como objetivo apresentar um programa de intervenção para o TPAC que engloba tanto os aspectos relacionados ao tratamento do distúrbio - centrado na melhora dos mecanismos bottom up e top down envolvidos nos processos fisiológicos inerentes à percepção auditiva e ao controle executivo relacionado aos aspectos de atenção e memória auditiva – como também ao gerenciamento do transtorno, que envolve o uso de estratégias metalinguísticas e metacognitivas como formas de adequar e monitorar a situação de comunicação, uso de estratégias compensatórias e meios formais para controle ambiental e aumento da clareza do sinal acústico. Serão apresentadas sugestões de estímulos e tarefas que podem ser utilizadas na clínica fonoaudiológica, em casa e na escola para a reabilitação das habilidades auditivas centrais de localização sonora, figura-fundo auditiva, fechamento auditivo, integração binaural, ordenação e resolução temporal. O conteúdo do minicurso tem como fonte extensa pesquisa bibliográfica em bases nacionais e internacionais e o modelo de intervenção sugerido segue as diretrizes das Academias e Sociedades de Audiologia e da OMS, apresentando propostas com base em evidências científicas publicadas em periódicos de impacto na área de Audiologia.
Mariana Cardoso Guedes
Minicurso – 4
Fonoaudiologia Educacional
Práticas fonoaudiológicas na educação:
desafios da atuação na alfabetização
O curso abordará o processo de alfabetização, pois, em média, 60% das crianças que chegam ao final do 3º ano do ensino fundamental apresentam níveis insuficientes de aprendizagem em leitura e escrita. Esse processo de aprender a ler e escrever envolve o desenvolvimento de competências linguísticas e cognitivas, campo de atuação do fonoaudiólogo.
Jaime Luiz Zorzi
Minicurso – 5
Disfagia
 Quando os exames de imagem fazem diferença no diagnóstico e oferecem impacto no tratamento do indivíduo disfágico.
Ana Maria Furkim
Vídeo em breve!
Minicurso – 6
Linguagem
Prática fonoaudiológica nos
Distúrbios do Espectro do Autismo

Serão abordados aspectos práticos da atuação do fonoaudiólogo no DEA (Distúrbio do Espectro do Autismo). O diagnóstico possibilitará o delineamento das habilidades e dificuldades de crianças diagnosticadas com DEA, que funcionará como alicerce para a proposição do processo de intervenção por meio da proposta: "Comunicação Funcional Natural”.
Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Minicurso – 7
Saúde Coletiva
Saúde do Trabalhador Como Direito:
a prática dos programas de preservação
auditiva para além das fábricas

Programas de preservação auditiva que consigam promover a melhoria das condições de trabalho e da saúde dos trabalhadores são fundamentais e não podem ser privilégio daqueles que atuam na indústria. Serão apresentadas e discutidas atividades práticas para sua realização. A abordagem adotada pelos fonoaudiólogos é essencial para um programa bem-sucedido.
Cláudia Giglio de Oliveira Gonçalves
Minicurso – 8
Voz
Competência comunicativa e desenvolvimento
humano: comunicar bem para liderar
sua carreira e sua vida

O objetivo do nosso minicurso é apresentarmos questões e conclusões a respeito da aplicação de uma comunicação efetiva nos processos de liderança, e discutirmos as implicações dos achados das pesquisas na nossa prática clínica, em busca da melhor maneira de abordarmos os recursos para o alcance dessa competência tão valorizada.
Leny Kyrillos

 

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