Fonoaudiologia Educacional

Observação: Estão disponíveis os resumos enviados no prazo previamente estabelecido.

CLIQUE NOS NÚMEROS EM LARANJA PARA ACESSAR OS ARQUIVOS

Pesquisa Científicas, Práticas Fonoaudiológicas ou Relatos de Experiência Não Concorrentes a Prêmio - Nº do ISBN – Registro nº 978-85-89902-06-9

A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA ESCOLA DE FRONTEIRA
119 AUTORES: ALINE JOSIANE ACORDI MERTZ (UNIOESTE), VALDIR GREGORY (UNIOESTE)

A ESCRITA DE SI NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS: UM ENCONTRO ENTRE FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO
496 AUTORES: LETICIA DO NASCIMENTO SCHAVAREM (UEPG), KYRLIAN BARTIRA BORTOLOZZI (UNICENTRO)

A IMPORTÂNCIA DA REDE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL PARA OS SURDOS
645 AUTORES: TANIA CAZUNI MENEGHETTI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE), LARISSA TELEGINSKI WARDENSKI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE), CRISTIANA MAGNI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE)

A INSERÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER
213 AUTORES: VERA BEATRIS MARTINS (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), ÉMILLE DALBEM PAIM (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), ELANA DE MENEZES ROSSETTO (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), LUÍSA BELLO GABRIEL (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), JERUSA DOS SANTOS DAMES (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), LILIANE MENZEN (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), BÁRBARA LUÍSA SIMONETTI (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), MONALISE COSTA BATISTA BERBERT (UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE), MÁRCIA GRASSI SANTANA (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE)

ANÁLISE DA EFICÁCIA DO “COMPASS” NO CENÁRIO INTERNACIONAL
316 AUTORES: EDUARDO PIMENTEL DA ROCHA (FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO), AMANDA TRAGUETA FERREIRA-VASQUES (FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO), DIONÍSIA APARECIDA CUSIN LAMÔNICA (FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

ANÁLISE INSTITUCIONAL SOBRE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA NA EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
539 AUTORES: RAFAELLA LIMA (UFPE), ANA CRISTINA MONTENEGRO (UFPE), PRISCILA RAMOS (UFPE), JOSÉ PAULO TEIXEIRA (UFPE)

APROPRIAÇÃO DA ESCRITA E LETRAMENTO FAMILIAR: CONTINUIDADE OU DESCONTINUIDADE?
637 AUTORES: KAROLINE PIMENTEL DOS SANTOS (UFSC), ANA MARIA VIEIRA (UFSC), LAIS OLIVA DONIDA (UFSC), ANA PAULA DE OLIVEIRA SANTANA (USFC)

ASSOCIAÇÃO ENTE ESCRITA E ARITMÉTICA EM ESCOLARES COM E SEM NECESSIDADES ESPECIAIS
485 AUTORES: AMANDA DE CARVALHO PEDRA (UNB), DÉBORA NAYARA BRASIL DE OLIVEIRA (UNB), LETÍCIA CORREA CELESTE (UNB), VANESSA DE OLIVEIRA MARTINS REIS (UNB)

ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
210 AUTORES: RAYANA RODRIGUES GONÇALVES (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA), AMABELLE AYSSA SANTOS DA ROCHA (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA), DÉBORA MARIA EVARISTO FERRAZ (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA), JULIANA MARIA SILVA DE SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA), LETÍCIA CARVALHO PALHANO TRAVASSOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ), RUAMA PEREIRA NUNES (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA), LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO – JULHO VERDE 2017
215 AUTORES: ÉMILLE DALBEM PAIM (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), VIRGÍLIO GONZALES ZANELLA (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), ELANA DE MENEZES ROSSETTO (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), LUÍSA BELLO GABRIEL (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), BÁRBARA LUÍSA SIMONETTI (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), JERUSA DOS SANTOS DAMES (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), MONALISE BATISTA COSTA BERBERT (UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE), MÁRCIA GRASSI SANTANA (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE), VERA BEATRIS MARTINS (IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE)

CONHECIMENTO DOS PROFESSORES SOBRE A ETIOLOGIA E SINTOMAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
540 AUTORES: RENATA GENEROSO CAMPOLI ABISSAMRA (UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE), CIBELLE ALBUQUERQUE DE LA HIGUERA AMATO (UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE)

DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO: PRINCIPAIS DÚVIDAS DOS PROFESSORES
263 AUTORES: MARÍLIA PIAZZI SENO (UNESP/MARÍLIA), SIMONE APARECIDA CAPELLINI (UNESP/MARÍLIA)

ESTIMULAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM ESCOLARES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
205 AUTORES: DENISE BRANDÃO O. BRITTO (PUC MINAS), ANA CLARA NUNES DA SILVA (PUC MINAS), RAFAELA GOMES GOULART (PUC MINAS)

FACILITAÇÃO DA COMPREENSÃO DE LEITURA PELA SIMPLIFICAÇÃO DO VOCABULÁRIO E LEGIBILIDADE EM ESCOLARES COM DÉFICITS DE DECODIFICAÇÃO
325 AUTORES: ADRIANA DE SOUZA BATISTA KIDA (UNIFESP), GIOVANNA LIMA DOS SANTOS (UNIFESP), BEATRIZ MEIRA REBELLO (UNIFESP), CLARA REGINA BRANDÃO DE ÁVILA (UNIFESP)

FAMILIARES, FILHOS E TELAS DIGITAIS: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS LINGUÍSTICAS
252 AUTORES: RENATA DE MELLO RÉGIS (UFSC), LAIS OLIVA DONIDA (UFSC), ANA PAULA DE OLIVEIRA SANTANA (UFSC)

FLUÊNCIA NO RECONTO DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II
650 AUTORES: VANESSA NANY BATISTA DE SOUZA (CURSO DE FONOAUDIOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX), GISELE CÂNDIDA OLIVEIRA MACHADO (CURSO DE FONOAUDIOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX), VANESSA OLIVEIRA MARTINS REIS (CURSO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA ), NÁRLI MACHADO NASCIMENTO (CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX), LUCIANA MENDONÇA ALVES (CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG)

FONOAUDIOLOGIA E MEDICALIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
476 AUTORES: KARINA STORER (UNICENTRO), KYRLIAN BARTIRA BORTOLOZZI (UNICENTRO), ANA FLAVIA SLOBODJAN (UNICENTRO)

GRUPO DE PAIS OUVINTES: DISCUTINDO TEMAS EM SURDEZ, LINGUAGEM E COGNIÇÃO EM UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE
344 AUTORES: NATHÁLIA RIBEIRO DE BRITO (FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO), PALOMA DE FARIA BENVINDO (FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO), MEY LIN VALINHOS FAVORETTO (FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO), LUIZA PAIVA (FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO), JULIANA SANA VILELA (FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO), BRENDA ALEXANDRE MARQUES (FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO), GUADALUPE MARCONDES DE MOURA (FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO)

IMPACTO DE UM TREINAMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM ESCOLARES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
249 AUTORES: SARA RAFIH (UNIVAG), AMANDA BARROS (UNIVAG), LEDIJANE OLIVEIRA (UNIVAG), GABRIELA LUCCIA DUTRA (UNIVAG), MARIANA PEXE (UNIVAG)

INCLUSÃO E COMUNICAÇÃO DO ALUNO SURDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA VISÃO DOS INTÉRPRETES
166 AUTORES: LETICIA FACCIM PADOVANI (FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU/UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FOB/USP)), NATÁLIA BARRETO FREDERIGUE LOPES (FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU/UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FOB/USP)), LIDIANE YUMI SAWASAKI (UNINGÁ CENTRO UNIVERSITÁRIO INGÁ (MARINGÁ/ PR))

INSERÇÃO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA EM ESCOLAS REGULARES: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
426 AUTORES: FLÁVIA GABRIELE LIMA DE LUCENA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA), JÚLIA ESCALDA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

O CONHECIMENTO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO SOBRE A FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL
257 AUTORES: MARÍLIA PIAZZI SENO (UNESP/MARÍLIA), SIMONE APARECIDA CAPELLINI (UNESP/MARÍLIA)

O EFEITO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UM GRUPO TERAPÊUTICO FONOAUDIOLÓGICO DE CRIANÇAS COM QUEIXAS ESCOLARES
490 AUTORES: ANA FLAVIA SLOBODJAN DOS SANTOS (UNICENTRO/PR), KYRLIAN BARTIRA BORTOLOZZI (UNICENTRO/PR)

O TRABALHO DO FONOAUDIÓLOGO COM O EMPREGO APOIADO: UMA POSSIBILIDADE
440 AUTORES: STELLA MARIS CORTEZ BACHA (DIA- DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM EM FONOAUDIOLOGIA)

OS ATORES ENVOLVIDOS NO DIAGNÓSTICO DA DISLEXIA
289 AUTORES: ELISABETH DA SILVA ELIASSEN (), ANA PAULA DE OLIVEIRA SANTANA ()

PERFIL DE CRIANÇAS DE SETE A DOZE ANOS, COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
664 AUTORES: NÁRLI MACHADO NASCIMENTO (UFMG), ARTHUR MELO E KÜMMER (UFMG), STELA MARIS AGUIAR LEMOS (UFMG)

PERFIL DE HABILIDADES FONOLÓGICAS EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
575 AUTORES: ELISA GUGELMIN DISTÉFANO (UNIVALI), ANDREA MACHADO GARCIA (UNIVALI)

PRÁTICAS DE LEITURA E CONSTITUIÇÃO DO LEITOR UNIVERSITÁRIO COM CEGUEIRA E BAIXA VISÃO
437 AUTORES: ADRIANA LEAL BRUM SILVA (UFSC), ANA PAULA SANTANA (UFSC)

REDES SOCIAIS NA INTERNET PARA ACESSIBILIDADE DOS SURDOS
518 AUTORES: LARISSA TELEGINSKI WARDENSKI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE), TANIA CAZUNI MENEGHETTI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE), CRISTIANA MAGNI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE)

RELAÇÃO ENTRE OS SINTOMAS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E ASPECTOS FONOAUDIOLÓGICOS
671 AUTORES: NÁRLI MACHADO NASCIMENTO (UFMG), ARTHUR MELO E KÜMMER (UFMG), STELA MARIS AGUIAR LEMOS (UFMG)

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATUAÇÃO DO ESTÁGIO EM FONOAUDIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
615 AUTORES: CARINA GABRICH FERNANDES DE SOUZA (UNIVALI), ELISA GUGELMIN DISTÉFANO (UNIVALI), MARIANA DA SILVA BARBIERI (UNIVALI), ANDRIELI FREITAS RODRIGUES (UNIVALI), APARECIDA DE OLIVEIRA DUARTE (UNIVALI), MARIANA MAIARA DUNKA (UNIVALI), RAYSSA MARTÍNOVA DE ARAÚJO (UNIVALI)

SIMPLIFICAÇÃO SINTÁTICA PARA FAVORECIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DE ESCOLARES COM E SEM PROBLEMAS DE DECODIFICAÇÃO
323 AUTORES: ADRIANA DE SOUZA BATISTA KIDA (UNIFESP), BEATRIZ MEIRA REBELLO (UNIFESP), GIOVANNA LIMA DOS SANTOS (UNIFESP), CLARA REGINA BRANDÃO DE ÁVILA (UNIFESP)

UNIVERSITÁRIA COM DIAGNÓSTICO DE PARALISIA CEREBRAL: DO LETRAMENTO FAMILIAR AO LETRAMENTO ACADÊMICO
564 AUTORES: NAYTIARA JÚLIA DE ANDRADE SILVA (UFSC), LAIS OLIVA DONIDA (UFSC), BIANCA RODRIGUES AGUIAR (UFSC), ANA PAULA DE OLIVEIRA SANTANA (UFSC)